Milênio – Um Tempo Glorioso para a Terra – Sulamita Macedo

Milênio – Um Tempo Glorioso para a Terra – Sulamita Macedo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.

– Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.

– Perguntem como passaram a semana.

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.

3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).

Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

– Apresentem o título da lição: Milênio – Um tempo glorioso para a Terra.

– Para introduzir o estudo, utilizem a dinâmica “O Milênio”.

– Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: O Milênio

Objetivo: Estudar as características do reino de Jesus na Terra, no período milenial.

Material:

01 coroa

Nome digitado “Milênio”

01 quadro ou 01 cartolina

01 caixa

Nomes digitados e recortados sobre as características do reino do Messias(ver no procedimento)

Procedimento:

– Falem: Na lição de hoje, vamos estudar sobre um reino que há de vir, o governo de Jesus na terra, também chamado de Milênio. Como o nome sugere, será um período de 1000 anos, sendo a paz, a justiça e a prosperidade as principais características desta época. Em Zacarias 14.9 lemos que Jesus será o rei de toda a terra.

Ao falar estas informações, coloquem no quadro o nome “Milênio” e apresentem a coroa ou uma figura dela, representando o reinado de Jesus.

– Depois, falem sobre os acontecimentos que estamos vivenciando – o mundo sem paz e amor, injustiça, desigualdade social, falta de moradia, problemas na saúde, morte, violência, guerra.

– Falem: Vocês já imaginaram como será o governo de Jesus com relação a estas questões que afligem a humanidade?

Registrem as respostas dos alunos no quadro ou cartolina.

– Falem: Vamos agora estudar as características deste período, conforme o que Bíblia ensina.

– Depois, apresentem 01 caixa, falando que nela há uma revelação a ser feita sobre as características do reino do Messias.

Antes da aula, coloquem dentro da caixa as características separadas.

Nesse momento, peçam para que os alunos retirem e leiam as características(vejam abaixo):

O governo alcançará todas as nações(Zc 14.9)

Jerusalém será a capital espiritual e política do mundo(Is 2. 1 a 3)

Jesus governará com a Igreja(Ap 20.6)

Jesus governará com justiça e retidão(Is 23.1)

Paz abundante – Is 54.13;

Guerra não haverá –  Is 2.4

Justiça haverá – Is 11.2 a 4

Habitação para todos – Is 65.21, 22

Longevidade e saúde haverá – Zc 8.4,5

Morte será rara – Is 65.20

Fertilidade humana aumentada – Zc 8.5

Ferocidade dos animais não haverá – Is 11. 6-9

Produção agrícola aumentada(Jr 31.12)

Quando o aluno fizer a leitura da característica, outro aluno deverá ler a referência. Então, vocês devem entregar a referência para 8 alunos, logo no início da dinâmica,  para que procurem na Bíblia e deixem marcada para ler no momento que for solicitado.

– Perguntem: Quer participar do reino com estas características?

Vejam quem estará neste período:

“E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos.

Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição.

Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos”(Apocalipse 20:4-6).

– Para concluir, leiam: “E o sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre”(Ap 11:15).

Por Sulamita Macedo.

Sugestão para conclusão do 1º. Trimestre – 2016:

1 – Colocar em ordem os eventos escatológicos

Papéis digitados com os nomes dos eventos escatológicos

Misturar todos os eventos

Os alunos deverão colocar os nomes dos eventos na ordem em que vão acontecer

2 – Identificar se é sinal da vinda de Jesus(Arrebatamento), evento escatológico ou ações que acontecerão num determinado evento escatológico

Os sinais e os eventos escatológicos deverão ser apresentados separadamente através de slides

Os alunos deverão responder quando virem cada slide

3 – Identificar os eventos escatológicos através de figuras

Escolher figuras que representem os eventos e sinais

Os alunos deverão identificá-los, mencionando o nome do evento ou sinal

4 – Apresentar um filme sobre os eventos escatológicos

Através da apresentação do filme, fazer um breve resumo sobre os eventos escatológicos estudados

À medida que o filme for exibido, deve ser pausado para que haja um momento de retomar os fatos estudados.

Publicado no blog Atitude de Aprendiz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *