Milênio – Um Tempo Glorioso para a Terra – Pr. Adilson Guilhermel

Milênio – Um Tempo Glorioso para a Terra – Pr. Adilson Guilhermel

Texto Áureo: que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o sinal na testa nem na mão; e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos.” (Ap 20.4).

Leitura Bíblica em Classe: Apocalipse 20.1-6

Comentário: Com Cristo sendo o rei de toda a terra tudo será diferente em vários aspectos. Satanás que pela vontade permissiva de Deus têm sido o governante deste mundo perderá o seu direito de posse da terra. Com a sua derrota desde a cruz e por último na grande batalha do armagedon, a terra foi retomada pelo seu legítimo proprietário que é o Senhor Jesus Cristo. Assim assumindo totalmente a sua propriedade, Jesus prenderá Satanás e todos os seus demônios por um período de mil anos. Isso significa que durante o período milenial não haverá qualquer tipo de tentação maligna para induzir o homem ao pecado. Se o homem pecar nesse período, será por ele mesmo e não poderá dizer que foi tentado pelo maligno. Israel e todos os povos da descendência de Abraão que passaram por todas as provações da grande tribulação e foram considerados ovelhas e não bodes serão os únicos habitantes físicos da terra que será governada por Cristo, com a participação da igreja e dos seus servos. A igreja terá uma participação importante no servir a Cristo e essa participação envolve os graus de glória recebidos na ocasião do julgamento no Tribunal de Cristo. Esses povos do milênio terão muitos privilégios no sentido físico, material e espiritual. No sentido físico haverá saúde plena e longevidade, no sentido material haverá fartura de alimentos e moradias, no sentido espiritual haverá o derramamento do Espírito sobre toda a carne. O reino milenar será um mundo dominado por justiça e bondade, onde todos serão tratados de forma justa pelo Senhor Jesus Cristo. Haverá paz, alegria, saúde, longevidade, como se voltasse ainda não na sua completude, a pureza primitiva do Éden. A paz também envolverá o reino animal de modo que “o lobo habitará com o cordeiro, e o leopardo se deitará com o cabrito, o bezerro, o leão novo e o animal cevado andarão juntos, e um menino pequeno os guiará “( Isaías 11: 6.). A terra será restaurada e reconstruída onde o reino milenar se tornará um paraíso recuperado.

I – O REINO MILENIAL E TODA SUA GRANDIOZIDADE TERRENA

1. Jesus restaurará toda a terra fazendo dela um grande paraíso
Romanos 8.22 Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora. 23 E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo.

Durante o período da grande tribulação, a terra que já vem sido prejudicada pelo homem através dos séculos e com mais gravidade em nossos dias, passará nesse período de tribulação por uma destruição de grandes proporções. A própria criação dentro do reino animal e vegetal é descrita pela palavra como aguardando com grande expectativa a restauração da terra devastada pelo homem. “O deserto e o deserto será feliz, e Arabá vai se alegrar e florescer” (Is. 35:1), e mais tarde que “as montanhas e as colinas vai irromper em gritos de alegria antes de você, e todas as árvores do campo baterão palmas “( 55:12 ). Antes da queda, não havia ervas daninhas ou plantas venenosas, nem espinho ou cardos ou qualquer outra coisa existiu que poderia causar ao homem miséria ou danos. Com a entrada do pecado no mundo a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa daquele que a sujeitou. A parte da fauna, flora serão restauradas, como também todos os oceanos e rios “Então disse-me: Estas águas saem para a região oriental, e descem ao deserto, e entram no mar; e, sendo levadas ao mar, as águas tornar-se-ão saudáveis. Ezequiel 47:8”. No milênio, Deus dará longevidade para todos, para que possam viver durante os mil anos. Nenhum homem jamais viveu até mil anos (Adão viveu 930 anos), somente no milênio terão longevidade para isso. (Não haverá mais nela criança de poucos dias, nem velho que não cumpra os seus dias; porque o menino morrerá de cem anos; porém o pecador de cem anos será amaldiçoado. Isaías 65:20).

2. Jesus governará a terra e todos viverão sob regime teocrático

Zacarias 14.9 E o Senhor será rei sobre toda a terra; naquele dia um será o Senhor, e um será o seu nome.

O profeta prevê o dia glorioso em que o Senhor confirmará o Seu Reino nessa terra, onde Satanás antes imperava. A cidade de Jerusalém que será a capital do mundo, não tem rios nas suas cercanias, porém com Jesus no comando, um imenso rio de águas vivas correrá dessa cidade e trará cura e fertilidade para toda a terra. Esse rio será aberto em direção ao mar morto de do mar morto ao mar vermelho. Essa abertura do mar morto ao mar vermelho que ainda não existe ocorrerá quando Satanás perseguir Israel na ocasião em que for lançado sobre a terra. (E a serpente lançou da sua boca, atrás da mulher, água como um rio, para que pela corrente a fizesse arrebatar. E a terra ajudou a mulher; e a terra abriu a sua boca, e tragou o rio que o dragão lançara da sua boca. Apocalipse 12.15,16) Isso acontecerá quando os fiéis remanescentes de Israel fugirem de Jerusalém em direção as regiões de Moabe, onde ficará protegido num abrigo anti-nuclear nos últimos três anos em meio da tribulação).

3. Jesus oficializará a Jerusalém terrena como capital do mundo

Zacarias 14.16 E acontecerá que, todos os que restarem de todas as nações que vieram contra Jerusalém, subirão de ano em ano para adorar o Rei, o Senhor dos Exércitos, e para celebrarem a festa dos tabernáculos. 17 E acontecerá que, se alguma das famílias da terra não subir a Jerusalém, para adorar o Rei, o Senhor dos Exércitos, não virá sobre ela à chuva.

Jerusalém será também além de capital do mundo, um centro de adoração onde todos os povos do reino milenar deverão celebrar anualmente a festa dos tabernáculos. Essa festa será a única a continuar ser celebrada, pois as demais já tiveram o seu cumprimento e não será cumprida nesse reino. Isto por que: a Páscoa foi cumprida com a morte de Cristo, as Primícias, com ressurreição de Cristo, a semana dos pães asmos sem fermento está sendo cumprida pela igreja que anda em santidade, o Pentecoste cumpriu-se no início da igreja, a Festa das trombetas se cumprirá antes do início do reino quando todas as nações salvas da grande tribulação serão ajuntadas, o Dia da expiação se cumprirá quando Israel vir o Messias no Monte das Oliveiras e se arrepender com grande pranto. Porém a Festa dos Tabernáculos, significa alegria e abundância que haverá no reino milenar governado por Cristo. Será uma festa de celebração e gratidão pelo desfrutamento das bênçãos proporcionadas pela generosidade do Senhor. Aqueles que negligenciarem ou deixarem de vir a essa festa sofrerão retaliações, pois Jesus reinará sobre a terra com vara de ferro e julgará com rigor toda desobediência. Deixar de comemorar a Festa dos Tabernáculos será um desprezo as bênçãos do Senhor, o que constitui uma grave falta, assim como é desprezar ou não dar a devida importância ao sacramento deixado pelo Senhor em relação a Santa Ceia.

II – O GOVERNO DE JESUS CONTARÁ COM OS SERVOS E A IGREJA

1. Jesus incluirá os servos antes da cruz e mártires da tribulação

E eu, o Senhor, lhes serei por Deus, e o meu servo Davi será príncipe no meio delas; eu, o Senhor, o disse. Ezequiel 34:24 – E meu servo Davi será rei sobre eles, e todos eles terão um só pastor; e andarão nos meus juízos e guardarão os meus estatutos, e os observarão. Ezequiel 37:24

Farão parte do reinado milenar de Cristo todos os que foram transformados com corpos glorificados em todas as épocas, ou seja, deixaram de seres humanos e passaram a ser seres espirituais que alcançaram a glorificação do corpo. Incluí-se nesse rol, a igreja, os mártires que venceram na grande tribulação, todos os salvos do período antes da Cruz, os cento e quarenta e quatro mil judeus. todos esses são descritos nas escrituras como “os santos do Senhor”. (Daniel 7:22 – “até que veio o Ancião de Dias e fez justiça aos santos do Altíssimo; e veio o tempo em que os santos possuíram o reino.”). Davi (chamado “o príncipe”) exercerá a regência na terra sobre a nação restaurada, sob a autoridade do Rei Jesus cuja cidade-sede será a nova e celestial Jerusalém. Cristo, como Filho de Davi, será Rei; e Davi, seu pai segundo a carne, será o príncipe, durante o milênio. É possível concluir que, no governo do milênio, Davi será nomeado regente sobre a Palestina e governará sobre a terra como príncipe, ministrando sob a autoridade de Jesus Cristo, o Rei. O príncipe poderá então conduzir a adoração, oferecer sacrifícios, dividir entre sua descendência fiel a terra a ele designada, sem violar sua posição obtida pela ressurreição. Cristo não poderia conduzir a adoração para Ele próprio e sim, alguém segundo o coração de Deus.

2. Jesus envolverá a sua igreja em atividades do seu reinado

(Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos. Apocalipse 20:6).No reinado milenar de Cristo, a sua igreja que fora arrebatada, será sua milícia celestial, seus ministros atuando e executando as suas ordens sobre a terra. Ela agirá de forma poderosa com corpos já glorificados. A sua habitação será na Nova Jerusalém, porém atuará sobre a terra de forma poderosa, uma vez que possuirão alta capacidade de locomoção e velocidade incrível. (E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo o sempre. Amém. Apocalipse 1:6). A autoridade sobre as doze tribos de Israel será confiada às mãos dos doze apóstolos (” vós, os que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel (Mt 19.28). Davi como príncipe regente, terá muitos governadores subordinados, os quais exercerão o poder teocrático e administrarão o governo do milênio. Isso mostra que o povo físico do milênio, não exercerão qualquer posto de autoridade, pois será um povo em teste de fidelidade a Deus, para ver quem será aprovado e continuar salvo pós reino milenar.

3. Jesus reinará da nova Jerusalém em órbita fixa no espaço
Alguém poderia dizer; Davi não está morto? É óbvio que Davi não está morto, muito pelo contrário, ele está muito vivo na glória celestial. Assim como a igreja e todos os salvos de todas as épocas, o seu corpo também será glorificado, e assim, poderá assumir o seu posto com príncipe regente no período milenar. Cristo como o Rei Supremo estará governando tudo na base avançada do Céu, que é a Nova Jerusalém, a qual estará em órbita fixa no espaço sideral sobre a Jerusalém terrena.

III – ASPECTOS RELEVANTES E INTERESSANTES DO MILÊNIO

1. Quem são os povos que irão participar deste Reino Milenar.

O reino milenar inaugurado pelo Senhor Jesus Cristo na segunda vinda, incluirá todos os salvos de Israel e também os gentios salvos, que estiverem vivos por ocasião de Seu retorno. As Escrituras deixam bem claro que todos os pecadores serão eliminados antes da instituição do reino. (E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas; Mateus 25:32). Para as ovelhas Jesus dirá o seguinte: (Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; Mateus 25:34). Para os bodes dirá o seguinte: (Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos; Mateus 25:41). Todos os não salvos da grande tribulação terão a seguinte morte diante de todos: (E esta será a praga com que o Senhor ferirá a todos os povos que guerrearam contra Jerusalém: a sua carne apodrecerá, estando eles em pé, e lhes apodrecerão os olhos nas suas órbitas, e a língua lhes apodrecerá na sua boca. Zacarias 14:12). Os santos que entrarem no milênio com seus corpos naturais terão filhos durante o período. A população da terra aumentará. Os nascidos no milênio ainda possuirão a natureza pecaminosa; logo, a preservação da salvação será necessária.

2. Jesus promoverá a todos um conhecimento teológico universal

Porque a terra se encherá do conhecimento da glória do Senhor, como as águas cobrem o mar. Habacuque 2:14

É fato que essa profecia de Habacuque é de cunho escatológico, ou seja, para o reino milenar, pois ainda não teve o seu cumprimento total. Todos os habitantes desse reino serão restaurados fisicamente e intelectualmente para que isso possa acontecer, portanto não haverá tragédias de corpos e mentes fracas e débeis naquele dia. Tanto Israel como as nações salvas da grande tribulação receberão esse conhecimento da palavra de Deus e muitos mestres com corpos glorificados terão essa responsabilidade didática. Se alguém tem alguma dúvida quanto à interação dos seres glorificados com os seres humanos aqui na terra é só lembrar-se da aparição de anjos que interagiram com vários personagens do antigo testamento.

3. Jesus promoverá a paz na terra no reino humano e animal.

A maldição original colocada sobre a criação com a entrada do pecado no mundo através de Adão, será eliminada, de modo que haverá produtividade abundante na terra. A criação animal será transformada, animais noci­vos perderão o veneno e a ferocidade (Isaías 11.6 E morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará, e o bezerro, e o filho de leão e o animal cevado andarão juntos, e um menino pequeno os guiará. 7 A vaca e a ursa pastarão juntas, seus filhos se deitarão juntos, e o leão comerá palha como o boi. 8 E brincará a criança de peito sobre a toca da áspide, e a desmamada colocará a sua mão na cova do basilisco.)

4. Jesus transformará em bênçãos de fertilidade toda natureza

Salmos 67. 6 Então a terra dará o seu fruto; e Deus, o nosso Deus, nos abençoará. Jeremias 31 12 Assim que virão, e exultarão no alto de Sião, e correrão aos bens do Senhor, ao trigo, e ao mosto, e ao azeite, e aos cordeiros e bezerros; e a sua alma será como um jardim regado, e nunca mais andarão tristes.
Não haverá mais guerras entre os homens como revela a palavra (E ele julgará entre as nações, e repreenderá a muitos povos; e estes converterão as suas espadas em enxadões e as suas lanças em foices; uma nação não levantará espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerrear. Isaías 2:4). Isso significa que será um reino com total atividade agrícola, onde cada um terá o seu campo de cultivo para colher o seu alimento. (Isaías 65.21 E edificarão casas, e as habitarão; e plantarão vinhas, e comerão o seu fruto.)

5. Jesus irá conceder saúde e prosperidade para todos.

Não haverá mais nela criança de poucos dias, nem velho que não cumpra os seus dias; porque o menino morrerá de cem anos; porém o pecador de cem anos será amaldiçoado.
Quem andar retamente seguindo com obediência todos os preceitos do Senhor irá gozar de saúde plena e nunca adoecerão. Isso só acontecerá com os desobedientes que não cumprirem os preceitos do Senhor. Para esses a punição poderá ser terrível como diz a palavra: (E acontecerá que, se alguma das famílias da terra não subir a Jerusalém, para adorar o Rei, o Senhor dos Exércitos, não virá sobre ela a chuva. Zacarias 14:17) Os juízos serão aplicados sem misericórdia (E, se a família dos egípcios não subir, nem vier, não virá sobre ela a chuva; virá sobre eles a praga com que o Senhor ferirá os gentios que não subirem a celebrar a festa dos tabernáculos. Este será o castigo do pecado dos egípcios e o castigo do pecado de todas as nações que não subirem a celebrar a festa dos tabernáculos. Zacarias 14:18,19). Será um período de preparação para o estado eterno, uma transição do mundo antigo para o novo mundo. ( E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. Apocalipse 21:1).

Elaborado pelo Pastor Adilson Guilhermel

Publicado no site Esboços da EBD

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.