Igreja, Agência Evangelizadora – Daniel Conegero

Igreja, Agência Evangelizadora – Daniel Conegero

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Igreja, Agência Evangelizadora é o tema da lição 3 das Lições Bíblicas CPAD do 3º trimestre de 2016 para a Escola Bíblica Dominical. Nesta lição abordaremos a evangelização como sendo a missão principal da Igreja.

Lição 3: Igreja, Agência Evangelizadora

Texto Áureo:

Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.
(Atos 1:8)

Leitura Bíblica em Classe:

Fiz o primeiro tratado, ó Teófilo, acerca de tudo que Jesus começou, não só a fazer, mas a ensinar,
Até ao dia em que foi recebido em cima, depois de ter dado mandamentos, pelo Espírito Santo, aos apóstolos que escolhera;
Aos quais também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas e infalíveis provas, sendo visto por eles por espaço de quarenta dias, e falando das coisas concernentes ao reino de Deus.
E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que, disse ele, de mim ouvistes.
Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.
Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel?
E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder.
Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.
E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos.
E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco.
Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.
Então voltaram para Jerusalém, do monte chamado das Oliveiras, o qual está perto de Jerusalém, à distância do caminho de um sábado.
E, entrando, subiram ao cenáculo, onde habitavam Pedro e Tiago, João e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas, irmào de Tiago.
Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria mãe de Jesus, e com seus irmãos.
(Atos 1:1-14)

Introdução – Lição 3: Igreja, Agência Evangelizadora

Prestes a subir ao Céu, Jesus foi específico ao dizer que a principal ocupação de Sua Igreja na Terra deveria ser a evangelização. A ordem do Mestre foi: “Fazei discípulos de todas as nações”. Infelizmente estamos vivendo dias em que essa ordem é colocada em segundo plano, ou até mesmo esquecida por muitos cristãos. Obviamente há muitas coisas que compõem as tarefas da Igreja, mas nenhuma delas é tão importante e urgente quanto à evangelização.

I- A Fundação Evangelizadora da Igreja – Lição 3: Igreja, Agência Evangelizadora

O livro de Atos dos Apóstolos descreve relatos importantíssimos para compreendermos os fundamentos da Igreja de Cristo na terra. Escrevendo a Teófilo, Lucas, após ter escrito em seu Evangelho um relato ordenado do ministério de Jesus na terra (Lc 1:3; At 1:1), escreve agora sobre as últimas ordens de Jesus acerca do reino de Deus após Sua ressurreição e os eventos que ocorreram após a Sua ascensão ao Céu.

No livro de Atos dos Apóstolos temos uma clara exposição do propósito de Deus para a Sua Igreja. Nesse livro vemos como um grupo, inicialmente formado por cento e vinte pessoas, foi usado por Deus para impactar o mundo.

Entre os versículos 1 e 11 do capítulo 1, encontramos algumas instruções de Jesus antes de ser levado às alturas. Nos versículos 4 e 5, Jesus fala sobre a obediência que os Apóstolos deveriam ter, permanecendo em Jerusalém para esperarem a promessa acerca do revestimento do Espírito Santo que haveria de vir sobre eles. Antes, Jesus já havia dito que edificaria a Sua Igreja, e as portas do inferno não prevaleceriam contra ela (Mt 16:18). Agora, no livro de Atos, podemos ver como tudo isso ocorreu.

Lucas organiza nesses poucos versículos introdutórios, a sequência lógica dos eventos que são fundamentais para a Igreja. Primeiramente ele fala sobre a ressurreição de Cristo, depois fala sobre a descida do Espírito Santo. Aqui podemos entender que a Igreja de Cristo está baseada sob esses dois importantes eventos, ou seja, Cristo ressuscitou, venceu a morte definitivamente e, pelo poder do Espírito Santo somos capacitados a proclamar essas Boas-Novas ao mundo inteiro.

II- A Missão Prioritária da Igreja – Lição 3: Igreja, Agência Evangelizadora

O Novo Testamento é claro em diversas passagens ao dizer que a missão prioritária da Igreja é a evangelização. Pregar o Evangelho é a nossa prioridade como seguidores de Cristo, de modo que todas as outras coisas passam a ser em função desse objetivo principal. Ainda no livro de Atos dos Apóstolos, podemos notar como a Igreja Primitiva se mobilizava como agência evangelizadora. Com poucos recursos, e um contingente limitado, aqueles irmãos desempenharam um trabalho evangelístico excepcional. Após o Pentecostes, os cristãos, capacitados pelo Espírito Santo, deram início à internacionalização da Igreja.

Nesse período, além dos Doze Apóstolos, outros valentes foram levantados por Deus para realizarem esse trabalho tão impressionante. Nomes conhecidos como o do Apóstolo Paulo,Barnabé, Timóteo, Tito, Silas, Estêvão, Filipe, e outros anônimos, que nem ao menos sabemos quem foram, mas que Deus os conhece, trabalharam arduamente para que o Evangelho fosse pregado. Para termos ideia da dimensão do evangelismo realizado naquela época, podemos citar o versículo 10 do capítulo 19 do livro de Atos, a qual nos informa o resultado de um empreendimento evangelístico do Apóstolo Paulo:

E durou isto por espaço de dois anos; de tal maneira que todos os que habitavam na Ásia ouviram a palavra do Senhor Jesus, assim judeus como gregos.
(Atos 19:10)

III- Antioquia, Igreja Missionária – Lição 3: Igreja, Agência Evangelizadora

Como falamos no tópico anterior, ao longo da História da Igreja, muitos anônimos dedicaram suas vidas a pregação do Evangelho. Nos dias da Igreja Primitiva também foi assim. Muitos cristãos, desconhecidos para nós, foram responsáveis por fundar várias comunidades cristãs. Como exemplo, temos a igreja de Antioquia, ou até mesmo a própria igreja de Roma, a qual Paulo escreveu sua Carta aos Romanos.

A história da igreja de Antioquia é bastante interessante, pois ela serviu como uma importante base missionária na época dos Apóstolos. Devido à perseguição que se iniciou na Judéia com a morte de Estêvão, houve a dispersão de muitos cristãos, e, Antioquia da Síria, foi um dos locais onde cristãos helenistas se refugiaram, promovendo ali uma grande evangelização. A notícia dessa obra missionária chegou até os Apóstolos em Jerusalém, os quais decidiram enviar Barnabé para verificar o que estava ocorrendo. Chegando a Antioquia Barnabé ficou impressionado ao ver tantos gentios pagãos se convertendo ao Evangelho pela graça de Deus.

Foi ali em Antioquia que Barnabé resolveu chamar Paulo para ajudá-lo. Esse foi o início do que viria a ser uma grande obra missionária. A igreja de Antioquia se tornou uma espécie de centro do Cristianismo entre os gentios, e foi o ponto de partida da primeira viagem missionária do Apóstolo Paulo.

Conclusão – Lição 3: Igreja, Agência Evangelizadora

Lendo a história evangelística daqueles primeiros irmãos na Igreja Primitiva, podemos perceber o quão incompetente nós somos. Comparado aos nossos dias, eles, com poucos recursos e muitas limitações, fizeram um trabalho extraordinário que atravessou os séculos e nos alcançou nos dias de hoje. Mas o ponto fundamental é perceber que aqueles irmãos não dispunham dos recursos e das facilidades que temos, mas eles possuíam algo muito mais valioso do que tudo isso: eles eram revestidos pelo Espírito Santo.

Publicado no blog Estilo Adoração

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *