Gênesis, o Livro da Criação Divina – Sulamita Macêdo

Gênesis, o Livro da Criação Divina – Sulamita Macêdo

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.

– Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.

– Perguntem como passaram a semana.

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.

3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).

Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!.

6 – Organizem o tempo de aula para fazer uma apresentação panorâmica do trimestre e em também para a lição 01.

6.1 – Para fazer a panorâmica do trimestre, apresentem:

Tema: O Começo de Todas as coisas – Estudos sobre o livro de Gênesis.

Capa:

O que vemos? A figura do planeta Terra e a luz solar.

O que isto tem a ver com o tema do trimestre: A figura nos remete a criação de todas as coisas.

Comentarista: Pastor Claudionor de Andrade(vejam outras informações sobre ele na sessão “Interagindo com o Professor” da lição 01.

Apresentação dos temas das 13 lições: Leiam com os alunos os títulos da lição.

  1. 2 – Agora, iniciem o estudo da lição 01:

– Apresentem o título da lição: Gênesis, o livro da criação divina.

– Depois, para introduzir o estudo do tema, utilizem a dinâmica“Gênesis – o livro”.

– Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.  Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Gênesis – o livro

Objetivo: Introduzir o estudo do livro de Gênesis.

Material:

Lição bíblica do trimestre

Bíblia

Tempo de realização: aproximadamente 30 minutos.

Procedimento:

– Fixem com fita adesiva nas costas de cada aluno um papel com um numeral 1,2 ou 3.

Antes disto, vocês devem contar a quantidade de alunos que já estão na aula, para poder distribuir a quantidade de papéis para que os grupos se formem com número de componentes iguais ou semelhantes.

– Depois, peçam para que eles se dividam em grupos de acordo com a numeração que está nas costas.

Como assim? Isto mesmo, eles não estão vendo a numeração, mas deverão ter a iniciativa de saber qual o número que ele tem, perguntando ou alguém falando para eles qual o número. A intenção aqui é promover socialização e observar a iniciativa dos alunos.

Depois da descoberta do número de cada pessoa, eles devem se agrupar, formando o grupo 1, o grupo 2 e o grupo 3.

– Em seguida, distribuam as seguintes tarefas:

Para o grupo 01: Pesquisar na lição 01, sobre o tema do livro, a data, a autoria e o local em que foi escrito.

Para o grupo 02: Pesquisar na lição 01, quais os objetivos do livro e explicá-los para a turma.

Para o grupo 03: Pesquisar na lição 01, qual o conteúdo do livro de Gênesis.

– Informem que cada grupo terá 15 minutos para isto. Em seguida, eles vão apresentar oralmente o que pesquisaram, de forma objetiva.

Observem o que cada grupo vai apresentar, apresentem outras informações e/ou corrijam algo se necessário.

À medida que eles apresentam, vocês podem escrever no quadro alguma palavra ou frase importante para chamar atenção e fixar mais o conteúdo.

Permaneçam ao lado de cada grupo no momento da apresentação para que se sintam mais seguros.

– O tempo restante da aula, vocês devem apresentar outras informações sobre a lição.

Por Sulamita Macedo.

Texto Pedagógico

Mostra Cultural na EBD

Mostra Cultural ou Feira é uma atividade didática, objetivando uma exposição de trabalhos produzidos pelos alunos, com tema definido, sob a orientação dos professores, ao longo de um determinado período de estudo, pesquisa e elaboração das atividades, proporcionando aprendizagem com investigação e criatividade.

Para uma Mostra Cultural é importante que sejam observados vários pontos, destacados a seguir:

– Reunir os professores e demais componentes da direção da EBD, para uma reunião, na qual serão explicados a proposta da feira e os itens importantes para sua execução. Uma representatividade dos alunos pode estar presente a esta reunião.

– Estimular os professores para que se sintam motivados e que haja integração e envolvimento dos alunos na proposta.

– Destinar e delimitar tempo para preparar o material, que deve ser preparado ao longo do trimestre pelos alunos no horário da EBD, como também em horário extraclasse.

– Marcar o dia da apresentação dos trabalhos. Este momento é chamado de Culminância.

– Escolher o tema da Mostra. Dividir os subtemas entre as classes, para que não haja repetição.

– Procurar diversificar a forma de apresentação dos trabalhos, tais como: curiosidades, cartazes, banners, filme, documentário, peça de teatro ou uma encenação simples, perguntas e respostas, desenhos ilustrativos, maquetes etc.

– Esclarecer para os alunos que a qualidade da apresentação dos visuais como do que vai ser falado são fatores importantes numa exposição.

– Os professores devem orientar os alunos sobre o que vai ser falado por eles no momento das apresentações. Partindo do princípio que pesquisas foram realizadas e há muito conteúdo lido, então é interessante fazer uma seleção de informações, para o momento de expor os trabalhos.

– Divulgar a Mostra Cultural para a Igreja nos cultos, convidando os membros e congregados para o dia da exposição.

– Convidar pessoas do entorno da igreja ou de outras congregações para prestigiar o evento, diversificando e ampliando o público para a Mostra.

– Decidir se vai haver uma camiseta com o nome “Mostra Cultural”.

 

– Escolher o local de realização da Mostra Cultural e providenciar mesas, cavaletes, quadros etc., para colocar os materiais que serão expostos.

– Decidir qual a origem da fonte dos recursos financeiros para comprar material para exposição dos trabalhos.

– Registrar a Mostra Cultural, desde o momento de elaboração das atividades, a montagem e o dia da exposição. O registro pode ser com fotografias e filmagem.

– Organizar uma forma para os que estão apresentando os trabalhos possam visitar a Feira, se reversando na apresentação e na visitação aos stands.

– Organizar uma equipe para recepcionar os convidados e entregar um convite para participar da EBD e/ou dos cultos. Esta equipe deve ficar com um “Livro de Assinaturas” dos convidados, que podem colocar suas impressões sobre a exposição na saída do evento.

– Organizar um “Livro de Assinatura”, que nas páginas iniciais pode ser colocado o projeto da Mostra Cultural, depois as assinaturas e impressões dos visitantes e por fim um relato objetivo de como aconteceu o evento. Através deste livro de assinaturas fica registrado um memorial, que servirá de consulta para outros projetos.

– Elaborar um planejamento das atividades e nomes dos responsáveis e como vai ser o funcionamento de cada etapa.

– Fazer reuniões periódicas para saber como estão as ações em andamento e procurar minimizar e solucionar os entraves que possam impedir o sucesso da Mostra.

– Organizar a Mostra no dia anterior à culminância, com a montagem dos trabalhos. É interessante pensar também como vai ser a desmontagem e a destinação das atividades.

– Após o tempo da exposição no dia da Amostra, é bom reunir todos os envolvidos e convidados e fornecer um lanche.

– Realizar uma reunião para avaliar os pontos negativos e positivos da Mostra Cultural.

Que tal realizar uma Mostra Cultural neste trimestre? Então, mãos à obra!

 

Por Sulamita Macedo.

Publicado no blog Atitude de Aprendiz

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