Escatologia, o Estudo das Últimas Coisas – Sulamita Macêdo

Escatologia, o Estudo das Últimas Coisas – Sulamita Macêdo

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.

– Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.

– Perguntem como passaram a semana.

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.

3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).

Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!.

6 – Em seguida, façam a panorâmica do trimestre. Para tanto, apresentem os seguintes pontos:

– Tema: O Final de todas as coisas – Esperança e glória para os salvos.

– Capa:

O que vemos?

Um relógio e um anjo tocando uma trombeta.

O que isto tem a ver com o tema?

O relógio nos remete a passagem do tempo, e o tempo do fim está próximo e em breve a trombeta soará conforme II Ts 4. 15 a 17.

– Comentarista: Pastor Elinaldo Renovato de Lima

Apresentem informações sobre ele, vejam na interação da lição 01.

Se possível, mostrem uma foto dele.

– Apresentem os temas das lições do trimestre, utilizando um cartaz com o desenho de um relógio.

Acima do relógio escrevam o título da lição 01.

No intervalo entre uma hora e outra, escrevam os demais títulos das lições, de 2 a 12, no sentido horário.

4 – Agora, trabalhem a lição 01:

– Apresentem o título da lição: Escatologia, o estudo das últimas coisas.

– Iniciem o estudo da lição, perguntando para os alunos o que entendem sobre a palavra ESCATOLOGIA.

Aguardem as respostas, escreva-as no quadro. Depois, procurem formular uma definição de escatologia a partir das ideias dos alunos e de outras informações expostas por vocês.

Se necessário apresentem uma definição de um dicionário bíblico ou da lição.

– Para introduzir o estudo sobre escatologia, utilizem a dinâmica “A Ordem das Coisas”.

– Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: A Ordem das Coisas

Objetivo: Iniciar o estudo sobre os eventos escatológicos.

Material:

01 rolo de fita adesiva

01 rolo de barbante

16 prendedores de roupa(mais conhecido como pegador de roupa)

08 envelopes

08 expressões digitadas(acontecimentos):

O ARREBATAMENTO DA IGREJA

O TRIBUNAL DE CRISTO

AS BODAS DO CORDEIRO

A GRANDE TRIBULAÇÃO

A VINDA DE JESUS EM GLÓRIA

O MILÊNIO, O JUÍZO FINAL

NOVOS CÉUS E NOVA TERRA

DESTINO FINAL DOS MORTOS

Procedimento:

ANTES DA AULA:

– Coloquem cada acontecimento(digitado) dentro de um envelope.

– Espalhem estes envelopes, escondidos pela classe, pode ser debaixo de mesa, cadeira, carteira etc.

– Fixem um barbante na sala, o tamanho deve ser de modo que caibam pendurados todos os 08 acontecimentos digitados.

DURANTE A AULA:

– Solicitem aos alunos que procurem os 08 envelopes, antes falem que nestes envelopes há algo a ser revelado.

– Quando todos os envelopes forem encontrados, peçam aos alunos para que abram o envelope e leiam o conteúdo a ser revelado.

– Depois, estimulem os alunos a pensar qual a ordem desses acontecimentos escatológicos e coloque-os no varal, da esquerda para a direita.

– Depois, comecem a trabalhar com eles o que significa cada evento de forma objetiva, começando do 1º. acontecimento até o último, na ordem em que vão acontecer.

À medida que for sendo realizada a explicação, os alunos deverão trocar os eventos de lugar, caso estejam fora da ordem(certamente estará).

– Depois afirmem que estes eventos serão estudados ao longo do trimestre.

Por Sulamita Macedo.

Publicado no blog Atitude de Aprendiz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *