Deus, o Primeiro Evangelista – Roberto José

Deus, o Primeiro Evangelista – Roberto José

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:

1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)

2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:

– Cumprimente-os, abrace-os.

– Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.

– Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.

– Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.

3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.

4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.

5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.

– Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.

– Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.

6 – Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.

– Fale que nesta aula, o tema a ser estudado será: Deus, o Primeiro Evangelista.

– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.

Para concluir o estudo aplique a dinâmica “Deus, evangelista por amor” ou “A Evangelização do mundo”, que proporcionará uma melhor compreensão sobre o assunto estudado.

Dinâmica: Deus, evangelista por amor

Um dos atributos de Deus é o amor. Seu amor pela humanidade fez com que Ele se tornasse o primeiro evangelista. O Senhor foi à busca do homem perdido e fez a primeira promessa de redenção já no livro de Gênesis (Gn 3.15). Deus também fez do seu único Filho um missionário.

Objetivo:

Mostrar que o amor que o crente tem em seu coração procede tão somente de Deus. Esse amor precisa ser demonstrado em atitudes.

Material didático:

Tiras de papel ofício e caneta.

Atividade didática:

Converse com os alunos a respeito do amor de Deus. Ele nos amou tanto que enviou o seu Filho para morrerem nosso lugar(Jo 3.16). O amor de Deus é incondicional. Precisamos amar as pessoas como Ele nos amou. Quem já experimentou do amor de Deus tem um coração amoroso e missionário. Em seguida, distribua as tiras de papel ofício e a caneta. Peça que os alunos formem duplas. Depois, cada aluno deverá escrever, na tira de papel, uma tarefa para que seu irmão cumpra (cantar um hino, falar um versículo, fazer uma careta etc). Após todos terminarem, diga que eles serão surpreendidos. É que cada um vai ler o que escreveu para o outro, só que quem escreveu é que vai executar a tarefa que designou para o outro. Mostre que o amor de Deus em nossos corações nos leva a desejar ao próximo aquilo que queremos para nós. Se desejamos que toda nossa família seja salva e nos esforçamos para isso, precisamos também nos esforçar para que outras famílias conheçam o amor de Deus e sejam alcançadas pela Sua graça.

Fonte: Revista Ensinador Cristão

Adaptado por Roberto José

Dinâmica: A Evangelização do mundo

A mensagem do evangelho deve ir a todas as extremidades da Terra, porque a Salvação que Cristo consumou no calvário é para toda a humanidade. A classe não pode negligenciar sua missão principal: alcançar o homem com a mensagem do Evangelho.

Objetivo:

Estimular uma reflexão sobre a necessidade de cumprir a missão evangelística iniciada por Deus.

Material didático:

Uma espiga de milho madura

copos descartáveis.

Atividade didática:

Faça a leitura em classe de Marcos 16.15-20 e, em seguida, explique que A missão da igreja é espiritual: Propagar a mensagem de salvação do evangelho. Distribua copos descartáveis para toda a turma e apresente uma espiga de milho madura com casca. Explique que o milho só existe porque um grão foi semeado, produzindo assim o fruto. Em seguida, diga que nós também iremos semear “os grãos” (a Palavra de Deus) durante a semana no coração dos não-evangélicos. Então, peça que cada aluno retire grãos de milho de espiga madura, coloque-os dentro do copo descartável que recebeu e passe a espiga adiante. Os alunos só deixaram de tirar os grãos quando não tiver mais nenhum no sabugo. Depois disso, peçam que todos contem os números de grãos que conseguiram colocar no copo. Encerre dizendo que os alunos deverão evangelizar durante a semana o número de pessoas representado através dos grãos que ficaram nos seus copos. Pode ser por meio de folhetos, telefonemas, e-mails, redes sociais, de casa em casa. O importante é que se esforcem para atingir o número de sementes do copo. Durante os três domingos seguintes, separe alguns minutos para cada aluno relatar as bênçãos recebidas e expor o seu relatório evangelístico. Cremos que muitas almas poderão chegar-se a Cristo através da semeadura de cada aluno.

Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um “show” de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!

Por Roberto José

Publicado no blog Ensinador Cristão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *