Conhecendo o Livro de Isaías – Sulamita Macedo

Conhecendo o Livro de Isaías – Sulamita Macedo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.

– Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.

– Perguntem como passaram a semana.

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.

3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).

Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

– Apresentem o título da lição: Conhecendo o livro de Isaías.

– Para introduzir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “O Livro de Isaías”.

– Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: O livro de Isaías

Objetivo: Introduzir o estudo sobre o livro do profeta Isaías.

Material:

Bíblia

Palavras digitadas: ISAÍAS e PROFETA

Procedimento:

– Organizem os alunos em círculo.

– Falem: Neste trimestre, vamos estudar sobre 01 livro da Bíblia – O livro de Isaías.

– Coloquem no centro do círculo a palavra ISAÍAS.

– Perguntem:

Quem foi Isaías?

Certamente os alunos vão falar que ele era um profeta.

Então coloquem a palavra PROFETA ao lado da palavra ISAÍAS.

Aguardem as respostas. Anote-as.

– Peçam para os alunos abrirem a Bíblia no índice do Antigo Testamento e procurem o livro de Isaías.

– Falem que este livro faz parte de um conjunto de 17 livros chamados proféticos. Isaías é o mais extenso com 66 capítulos.

Orientem para que os alunos observem os nomes dos demais livros proféticos como também a quantidade de capítulos. Falem que eles são divididos em profetas maiores e menores.

– Agora, solicitem que os alunos abram a Bíblia no livro de Isaías e perguntem:

Para quem Isaías profetizava?

Sobre o que ele profetizava?

Deixem que os alunos procurem no livro algumas passagens que respondam as questões acima.

– Depois, peçam para que eles apontem um versículo que mais chamou atenção deles ou outro eles já conhecem.

– Em seguida, falem que nesta lição vamos conhecer muito mais sobre o livro de Isaías.

Por Sulamita Macedo.

Publicado no blog Atitude de Aprendiz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *