As Diferentes Mudanças Sociais da Família – Sulamita Macedo

As Diferentes Mudanças Sociais da Família – Sulamita Macedo

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.

– Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.

– Perguntem como passaram a semana.

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.

3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).

Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

– Apresentem o título da lição: As diferentes mudanças sociais da família.

– Para introduzir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Ele e ela”.

– Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Ele e Ela

Objetivos:

Estudar sobre o modelo bíblico para o casamento.

Demonstrar que o casamento que Deus criou é monogâmico, heterossexual e indissolúvel.

Material:

01 tesoura

Nomes de casais da Bíblia digitados( os nomes devem estar lado a lado, por exemplo ADÃO   EVA)

Vejam esta lista de 20 casais:

Adão e Eva

Abraão e Sara

Isaque e Rebeca

Sansão e Dalila

Elcana e Ana

Jacó e Raquel

Boaz e Rute

Zacarias e Isabel

José e Maria

Ananias e Safira

Áquila e Priscila

Acabe e Jezabel

Amã e Zeres

Assuero e Ester

Nabal e Abigail

Elimeleque e Noemi

Moisés e Zípora

José(governador) e Azenate

Esaú e Judite

Davi e Mical

Procedimento:

– Observem o número de alunos, pois é importante que a quantidade seja par. Se um aluno sobrar, um professor pode formar dupla com ele.

– Observação estas orientações:

Se vocês tiverem 20 alunos, vocês  formarão 10 casais. Daí, a importância de só cortar os nomes dos membros que formam o casal, quando tiver certeza da quantidade.

Cuidado para não distribuir nome de um membro de um casal e haver o seu par, por exemplo: alguém recebeu o nome DAVI e ninguém recebeu MICAL.

Vocês podem indagar: E se minha classe for só de mulheres, ou só de homens, ou mesmo mista e não conseguir formar casal mulher com homem?

A ideia aqui é a formação de casais da Bíblia, não tem ou não deve haver qualquer conotação de formação de casais do mesmo sexo.

– Atentando, para as informações já expostas, distribuam os nomes dos membros dos casais.

– Agora, solicitem para que formem os pares, por exemplo: Zacarias deve procurar Izabel e vice-versa etc.

– Quando os casais estiverem formados, organizem todos os pares em um círculo.

– Falem: A ideia aqui é a formação de casais da Bíblia, não tem ou não deve haver qualquer conotação de formação de casais do mesmo sexo.

– Peçam para que os casais se apresentem, falando: Eu sou Ananias, eu sou Safira…

– Falem: O que vocês observam desta formação dos casais?

Aguardem as respostas.

Espera-se que os alunos apontem que cada casal é formado por homem e mulher.

– Falem que este é o modelo de casamento bíblico e em seguida leiam:

“E criou Deus o homem à sua imagem; á imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou” (Gn 1.27).

“Portanto, deixará o varão o seu e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne” (Gn 2.24).

Por Sulamita Macedo.

Publicado no blog Atitude de Aprendiz

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