Abigail, um Caráter Conciliador – Daniel Conegero

Abigail, um Caráter Conciliador – Daniel Conegero

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Abigail, Um Caráter Conciliador é o tema da lição 8 das Lições Bíblicas CPAD do 2º trimestre de 2017 para a Escola Bíblica Dominical. Neste estudo bíblico falaremos sobre a conduta exemplar de Abigail.

Texto Áureo: Provérbios 15:1

Leitura Bíblica em Classe: 1 Samuel 25:18-24,27,28

Introdução – Lição 8: Abigail, Um Caráter Conciliador

Lições Bíblicas 2º Trimestre de 2017 – Escola Bíblica Dominical

O rei Salomão escreveu um provérbio dizendo que “toda mulher sábia edifica sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos” (Pv 14:1). Na história de Abigail podemos perceber claramente a verdade desse ensino na prática. Seu caráter conciliador foi fundamental na preservação de sua casa.

I- Abigail, Um Pouco de Sua História – Lição 8: Abigail, Um Caráter Conciliador

Abigail era esposa de Nabal, um homem rico e poderoso que morava no território de Judá, descendente da família de Calebe. Esse homem era grosseiro, ruim e perverso, e suas ações demonstravam grande insensatez. Na verdade seu comportamento refletia com excelência o significado de seu nome, a saber, “insensato”. Ele é descrito como sendo umtal filho de Belial (1Sm 25:17).

Nabal aparece na narrativa bíblica no tempo em que Davi estava exilado, fugindo da ira de Saul. Quando Davi ouviu que Nabal estava tosquiando suas ovelhas, ele enviou alguns de seus homens para solicitar que Nabal demonstrasse alguma hospitalidade e provisão para seus homens, pelo menos em recompensa pela proteção que aqueles homens haviam dispensado aos seus rebanhos.

O período em que os donos de rebanhos tosquiavam suas ovelhas, tradicionalmente era conhecido como um período de hospitalidade. No entanto, o tolo Nabal agiu de forma completamente raivosa para com a solicitação de Davi, e se referiu a ele como se ele fosse um usurpador, ao dizer: “Quem é Davi, e quem é o filho de Jessé?” (1Sm 25:10).

O comportamento louco de Nabal afrontou Davi. Então o futuro rei preparou um exército de 400 homens e marchou contra Nabal decidido a se vingar dele, destruindo tudo o que ele tinha (1Sm 25:22).

II- Abigail Demonstra o Seu Caráter – Lição 8: Abigail, Um Caráter Conciliador

Quando a esposa de Nabal, Abigail, ouviu falar do que havia acontecido com a presença dos mensageiros de Davi, ela logo percebeu a grande tragédia que ameaçava sua casa devido à insensatez de seu marido.

Então ela agiu com extrema prudência e sabedoria, e rapidamente preparou alimentos e vinho e enviou aos homens de Davi, enquanto ela mesma se dirigia ao seu encontro. Ao encontrar Davi, Abigail lançou-se aos seus pés a fim de aplacar sua ira.

Nessa ocasião ela procurou convencer a Davi para que ele não cometesse crime de sangue contra Nabal, inclusive lhe exortando sobre a justiça de Deus que haveria de julgar seus inimigos (1Sm 25:24-31).

III- O Resultado do Caráter de Abigail – Lição 8: Abigail, Um Caráter Conciliador

Nabal havia sido um homem completamente imprudente e ruim para com Davi, porém o comportamento de Davi, desejando despejar toda sua ira sobre à casa de Nabal, também não estava correto. Na verdade, o próprio Davi mais tarde reconheceu sua ira precipitada, e agradeceu a Deus pelo livramento de não ter cometido um erro tão grave naquele momento (1Sm 25:39).

Quando Abigail retornou para sua casa, ela encontrou seu marido embriagado. Porém, no dia seguinte, Abigail conseguiu contar a ele sobre tudo o que havia ocorrido. Ao ouvir as palavras de sua esposa, Nabal foi acometido de um tipo de paralisia. O texto bíblico diz que “seu coração desfaleceu, e ele ficou como uma pedra” (1Sm 25:37). Após cerca de dez dias, a Bíblia diz que “o Senhor feriu a Nabal, e ele morreu” (1Sm 25:38).

Depois desses acontecimentos, Davi percebeu o quão valiosa Abigail era. Naquele momento ela já havia ficado viúva, e Davi lhe solicitou para ser sua esposa, o que prontamente ela aceitou, e mais tarde se tornou mãe de um dos filhos do rei Davi, Quileabe.

Conclusão – Lição 8: Abigail, Um Caráter Conciliador

Abigail certamente é um exemplo de caráter conciliador, pacificador, prudente e sábio. Agindo de maneira certa, ela conseguiu evitar que sua casa fosse destruída em meio a uma grande tragédia.

Diante de uma situação adversa, de um marido insensato e da fúria de um exército de 400 homens, aquela mulher mostrou ter um comportamento benigno, ao contrário de seu marido.

Certamente essa história deve servir de exemplo para nós. Diante do perfil de Nabal, até podemos nos lembrar do ensino do apóstolo Paulo acerca do comportamento característico daqueles que são dominados pelas obras da carne, que é diretamente oposto daqueles que refletem em suas vidas o fruto produzido pelo Espírito Santo.

Publicado no Portal Estilo Adoração

There is 1 comment for this article
  1. Pr. Davi Guedes at 00:12

    A lição desse trimestre foi preciosa, mesmo em tempos trabalhosos é possivel sim moldarmos o nosso carater a cada dia, Abigail nos mostra como comportar mesmo quando as situações são adversar e contrarias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *