A Vinda de Jesus em Glória – Sulamita Macedo

A Vinda de Jesus em Glória – Sulamita Macedo

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.

– Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.

– Perguntem como passaram a semana.

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.

3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).

Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

– Apresentem o título da lição: A vinda de Jesus em glória

– Para finalizar, utilizem a dinâmica “Ainda há tempo”, que poderá promover mudança de comportamento moral e espiritual enquanto há tempo para a preparação para o Arrebatamento e poder vir com Cristo na sua vinda em glória.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Ainda há tempo!

Objetivo:

Refletir sobre atitudes negativas que podem interferir negativamente na vida do cristão.

Promover mudança de comportamento moral e espiritual enquanto há tempo para a preparação para o Arrebatamento e poder vir com Cristo na sua vinda em glória.

Material:

01 mesa

01 lixeira

01 caixa dourada

02 pedaços de papel ofício para cada aluno

01 caneta para cada aluno

Procedimento:

– Organizem os alunos em círculo e coloquem no centro uma mesa e uma lixeira.

– Distribuam 02 pedaços de papel ofício para cada aluno.

– Peçam para que os alunos escrevam ações, à nível pessoal:

Negativas que precisam ser retiradas

Positivas que já existem e que precisam ser reforçadas

Não é necessária a identificação dos alunos neste papel. As ações positivas e negativas devem ser escritas separadamente, uma em cada pedaço de papel.

– Os alunos devem em seguida, colocar todos os papéis sobre a mesa e misturá-los.

– Cada aluno deve ir até a mesa e pegar 02 papéis e ler para a turma. O que se referir a coisas positivas deve ser colocado em um caixa dourada e o que for negativo deve ser colocado na lixeira.

– Falem: Este cuidado de escolher o que é bom e excluir o que não é agradável para o salvo deve ser um exercício diário, para quem espera a vinda de Jesus. Escolhamos hoje a melhor parte!(Lc 10.42)

– Agora, leiam:

“Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver”(I Pedro 1:15).

“Bem-aventurados aqueles servos, os quais, quando o Senhor vier, achar fazendo assim”(Lc 12:37).

Ideia original adaptada.

 

Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

Texto Pedagógico

Método de Ensino: Estudo de Caso

Estudo de Caso é um método de ensino que tem sido utilizado em diversas áreas do conhecimento, por ter se revelado extremamente útil para estudo de um assunto, através da análise de um fato ou situação-problema. Na Educação Cristã, também há possibilidades de utilização.

O Estudo de Caso consiste na apresentação de um problema, análise e apresentação de soluções. A situação-problema apresentada, mesmo sendo um recorte da realidade, deve fazer parte de um contexto maior, apresentando pontos similares com outros fatos; é importante ressaltar que o caso deve ser bem elaborado, contendo detalhes e pontos relevantes, para que possa ser utilizado a contento em situação de ensino e aprendizagem.

Observem este exemplo de Estudo de Caso para trabalhar com professores:

“Trim… Trim…. Trim… Trim…Trim. Insistentemente toca o despertador.

O professor da EBD, Fulano de Tal, com um olho aberto e outro fechado, olha para o relógio. São 8:00 horas. Ele se lembra que é domingo, pula da cama e observa no agendamento feito com os colegas professores  que hoje é seu dia de  ensinar. Começa a procurar a revista de lições bíblicas, olha qual o assunto e pensa: Vai ser moleza! E chega à Igreja pontualmente às 9:30 horas”.

Após a apresentação, procede-se com a análise do caso. Neste exemplo, embora apresente uma situação hipotética, há elementos reais que acontecem com os professores, que devem ser analisados, tais como: planejamento pessoal, plano de aula, organização de tempo, pontualidade, assiduidade, compromisso etc.

Este método de ensino pode ser apresentado de diversas formas:

– Oralmente: o professor ler para o grupo a situação-problema de forma que haja compreensão e possibilidade de prosseguir na investigação do caso, sem que seja necessária sua repetição por mais de duas vezes.

– Por escrito: o professor escreve a situação-problema em uma cartolina ou entrega digitada para os alunos ou mesmo apresenta através de slides.

– Através da contação de história: o professor deve ler de forma que haja entendimento do que se quer analisar. É importante que a história não seja longa.

– Apresentação de um filme: é importante a escolha de um trecho do filme, tendo em vista o tempo de aula; se o filme for curto, então há condições de exibi-lo em sua totalidade.

– Encenação: antes da apresentação, procure passar o texto com os “atores”.

– Reportagem ou documentário: neste caso pode ser escrito ou oral, observe então as orientações para apresentação dessas duas formas, como também as indicações de utilização de filme, apontadas acima.

– Através de foto: o professor deverá apresentar a foto e lançar uma pergunta.

– Apresentação da situação-problema para o grande grupo: o caso será apresentado de forma única e analisado por todos, requerendo do professor habilidade de liderança, não deixando que o tema seja desviado. As soluções apresentadas deverão ser escritas num quadro, cartolina ou outro meio visível para todos do grupo.

– Apresentação da situação-problema para fracionamentos de um grupo: o grupo deverá, neste caso, ser dividido em pequenos grupos para analisar o caso. Aqui também é importante o controle do tempo e liderança habilidosa, tanto no momento da análise do caso, como na apresentação de cada grupo.

É recomendável utilizar o Estudo de Caso antes da discussão de um tema a ser estudado, dessa forma possibilitará a diversidade de elementos para estudo, como também apontará caminhos e direção para o aprofundamento do assunto.

O Método Estudo de Caso pode ser agregado à aula expositiva, possibilitando a participação do aluno. Então, que tal utilizá-lo na EBD?

Por Sulamita Macedo.

Publicado no blog Atitude de Aprendiz

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