A Superexposição Midiática da Igreja – Sulamita Macêdo

A Superexposição Midiática da Igreja – Sulamita Macêdo

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.

– Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.

– Perguntem como passaram a semana.

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.

3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).

Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

– Apresentem o título da lição: A Superexposição Midiática da Igreja.

– Reflitam com os alunos sobre a exposição da Igreja na Mídia, através de programas evangélicos ou em outros tipos de programação.

– Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Para exemplificar o 3º. objetivo da lição, utilizem a dinâmica “Você Compartilha?”

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Você Compartilha?

Objetivo: Refletir sobre as influências dos meios de comunicação.

Material:

14 envelopes

Nomes e expressões digitados(vejam no procedimento)

02 placas: 01 com o nome Compartilho e outra Não Compartilho.

Procedimento:

– Entreguem os 14 envelopes fechados para alunos com as seguintes palavras

ou expressões:

Consumo

Moda

Culto ao corpo

Mensagens subliminares

Informação

Rápida comunicação

Influência de seitas

Tempo excessivo diante da TV e Internet

Falta de tempo para conversar

Pouco ou quase nenhum tempo para estudar

Evangelização através da mídia

Indução a mudança de comportamento

Pedofilia

Programas de TV e sites inadequados

– Peçam para que um aluno de cada vez abra o envelope e leia o conteúdo  somente para ele.

– Vocês devem perguntar: Você compartilha?

– O aluno deverá apresentar a placa de “compartilho” ou “não compartilho”.

– Vocês deverão separar os envelopes de compartilho ou não compartilho. Isto deve acontecer até que os 14 envelopes sejam abertos.

– Falem: Vamos ver agora o que os colegas compartilham e não compartilham.

Peçam para que os alunos falem porque compartilham ou não compartilham.

– Apresentem cada palavra ou expressão, comentem sobre cada uma delas, afirmem que são influências positivas e negativas dos meios de comunicação e falem do cuidado que devemos ter diante destas situações.

Por Sulamita Macedo.

Publicado no blog Atitude de Aprendiz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *